Mitglieder

Scarlett Marton

Universidade de São Paulo

Scarlett Zerbetto Marton (São Paulo, 15 de janeiro de 1951) é uma filósofa brasileira e professora titular de história da filosofia contemporânea da Universidade de São Paulo (USP). É considerada uma das maiores conhecedoras brasileiras da filosofia de Friedrich Nietzsche. Criou o „Grupo de Estudos Nietzsche“ (GEN) e a respectiva revista semestral, „Cadernos Nietzsche“. A tese de doutorado, Nietzsche – das forças cósmicas aos valores humanos, foi defendida em 1979 e publicada em 1980. O livro mais recente é A irrecusável busca de sentido, autobiografia intelectual em que colocou em questão suas opções filosóficas e pessoais, bem como criticou várias tendências da atual filosofia brasileira.

Concluiu o mestrado em Filosofia na Université Paris I Sorbonne (1974), o doutorado (1988) e a livre-docência (1996) em Filosofia na Universidade de São Paulo, onde leciona desde 1985.

É autora de doze livros, sendo dez sobre a filosofia de Nietzsche. Organizou ainda seis obras sobre a recepção do pensamento nietzschiano em diversos países.

Fundou e coordena o GEN – Grupo de Estudos Nietzsche; é a editora-responsável dos „Cadernos Nietzsche“ e da „Coleção Sendas e Veredas“. Trabalha na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: „Nietzsche, atualidade e crítica“ e „Crítica da cultura contemporânea“