Membres

Fernando Costa Mattos

Universidade Federal do ABC

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2007), fez também mestrado em Filosofia (2001) e graduação em Direito (1997) nessa mesma universidade. De 2007 a 2010, realizou pesquisa de pós-doutorado no CEBRAP, com bolsa da FAPESP, e fez, nesse período, dois estágios na Humboldt-Universität zu Berlin.

É professor de Filosofia na Universidade Federal do ABC e pesquisador do CEBRAP, onde integra a Câmara de Pesquisadores e o Núcleo Direito e Democracia, junto ao qual participou de dois Projetos Temáticos FAPESP (de 2005 a 2013).É membro do Grupo de Pesquisas em Filosofia Crítica e Modernidade, sediado na USP, e da comissão editorial dos Cadernos de Filosofia Alemã. Autor dos livros « Nietzsche, perspectivismo e democracia: um espírito livre em guerra contra o dogmatismo » (Saraiva, 2013) e « Da teoria à liberdade: a questão da objetividade em Kant » (AM Ed., 2009), bem como de diversos artigos sobre Kant e Nietzsche – entre eles « The Postulates of Pure Practical Reason. A Possible Place for Imagination in Kant’s Moral Philosophy? », em volume sobre a imaginação em Kant publicado pela De Gruyter em 2013 -, traduziu do alemão para o português a « Crítica da Razão Pura », de Kant (Editora Vozes, 2012), e « Fé e Saber », de Jürgen Habermas (Edunifesp, 2013), além de diversos outros textos filosóficos, e está trabalhando atualmente em uma nova tradução da « Crítica da Faculdade de Julgar », de Kant, com previsão de publicação pela Vozes em 2015.

Leciona disciplinas nas áreas de Filosofia Moderna, Filosofia Contemporânea, Ética e Filosofia Política, e está coordenando a criação do programa de mestrado em Filosofia, além de ser Coordenador do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade (NCTS) e membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (ConsEPE), do Comitê de Implantação da Editora da UFABC (EdUFABC) e da Comissão de Transgressões Disciplinares Discentes da Graduação. Mantém também parcerias internacionais com universidades estrangeiras, notadamente com o Núcleo de Filosofia Prática da Humboldt-Universität zu Berlin e o Instituto de Filosofia da Ludwig-Maximilians-Universität München.

Web Page